Perguntas e respostas frequentes

O que é Protocolo TCP/IP?

É um protocolo que possibilita a comunicação de dados enviados e recebidos entre computadores de uma rede entre si ou com a internet. No protocolo TCP/IP, cada máquina terá sua identidade própria e única na rede chamada de Enderêço IP.

O que é "endereço de IP"?

Um endereço IP é um número único, tal como um número de telefone, usado por máquinas (normalmente computadores) para comunicarem entre si enviando informação pela internet ou por redes locais.

Converter estes números da forma que um humano compreende melhor, a forma de endereços de domínio, tal como www.conexaovip.net.br é feito pelo DNS. O processo de conversão é conhecido como resolução de nomes de domínio.

Para maiores detalhes, consulte a Wikipedia, clicando aqui.

Qual a diferença entre IP Mascarado e IP Válido?

A utilização de IP "Mascarado" objetiva proteger seu computador contra qualquer ataque de hacker externo via IP. Este IP Mascarado (10.0.x.x) é “invisível” para a Internet Mundial, ou seja, você enxergará toda a Internet, mas ninguém na Internet enxergará seu computador. É muito mais seguro que uma conexão discada normal. Praticamente todas as funções da Internet funcionam com o IP "Mascarado" (troca de e-mails, Chat, MIRC, ICQ, jogos on-line, músicas e vídeos – via MediaPlayer ou RealPlayer, Shockwave, Flash, etc...), com exceção de algumas poucas aplicações que dependem de um IP Válido (IP Real) em ambas as pontas da conexão. Caso o cliente faça questão de um IP Válido (para atender alguma necessidade específica, como o uso de câmeras de vídeo conectadas à internet - webcams), a Conexão VIP oferece acesso com IP Válido, que embora seja menos seguro (pois não é Mascarado), atende na totalidade dos requisitos.

Qual a diferença entre IP Dinâmico e IP Fixo?

O IP Dinâmico é o número IP atribuído pelo provedor ao computador do cliente a cada vez que ele é conectado à Internet. Esse número, para nós, é atribuído através de um servidor DHCP. Mesmo que você conecte e nunca mais desligue o seu micro, esse número vai expirar no servidor DHCP, de tempos em tempos, e um novo número será atribuído. O IP Fixo, como o próprio nome diz, é sempre o mesmo, todas as vezes em que o computador é conectado.

O que é NAT - Network Address Translation?

Em redes de computadores, NAT, Network Address Translation, também conhecido como masquerading é uma técnica que consiste em reescrever os endereços IP de origem de um pacote que passam por um router ou firewall, de maneira que um computador de uma rede interna tenha acesso ao exterior (rede pública), ou seja, é uma forma de traduzir os endereços IP "privados" da rede local para a Internet. O pacote enviado ou a ser recebido do seu computador, vai até o servidor onde é trocado pelo IP válido do mesmo (o IP "privado" da rede local trocado pelo do servidor), validando assim o envio do pacote na internet. No retorno do pacote acontece a mesma coisa, o pacote chega e o IP válido do servidor é trocado pelo IP do computador que fez a requisição do pacote.

O que é IP privado protegido por NAT?

É um IP usado em redes locais que não pode ser acessado diretamente na internet. Ou seja, ele é invisível para o mundo, pois está fisicamente configurado em uma rede diferente da internet. Sendo assim, somente é possível enxergar o IP válido do servidor NAT, sendo criada uma barreira entre a internet e os IP's privados da rede local.

O que é Tecnologia ADSL?

O ADSL (Asymetric Digital Subscriber Line) é uma tecnologia desenvolvida para prover transferência de dados com acesso banda larga via Internet. Essa tecnologia utiliza como infraestrutura o mesmo par de fios de cobre da linha telefônica podendo ser utilizado simultaneamente para transferência de dados e para conversas telefônicas. No ADSL os dados são transmitidos de forma assimétrica. A taxa de transmissão na direção do assinante é maior (até 8 Mbit/s) do que no sentido contrário (até 640 kbit/s).

O que é internet via rádio e quais são suas vantagens?

É uma forma de conexão que utiliza rádios digitais de alta velocidade para acesso da rede local do prédio ou do condomínio ao provedor de acesso à internet. As principais vantagens são: maior velocidade de acesso, velocidade de download e upload iguais, acesso ilimitado 24 horas por dia, menor tempo de instalação, rápida capacidade de ampliação da infraestrutura pois não precisa de complexas obras em ruas e avenidas, tempo de resposta mais baixo que outros meios de acesso, não ocupa a linha telefônica e acaba com o problema de pulsos excedentes. Pode ser instalado em qualquer localidade pois independe da distância com a central telefônica ou com a rede de tv a cabo. Apresenta baixo custo para o cliente pois necessita somente de uma placa de rede em vez de modem ADSL ou cable modem.

Como funciona a conexão via Fibra Ótica?

A conexão via fibra ótica necessita de um cabo ótico ponto a ponto e de um par de conversores de mídia tanto no cliente quanto no provedor de acesso, além de equipamentos adequados para a comunicação. A principal vantagem da fibra ótica é a qualidade e a alta taxa de transferência de dados. O uso de acesso à internet através da fibra ótica ainda é uma solução pouco utilizada pois depende de cabos óticos dedicados e de equipamentos caros em relação aos utilizados em outros meios de acesso.

Para que serve o Pen Drive Virtual e como funciona?

Serve para casos em que é necessário armazenar uma determinada quantidade de dados em uma página web e depois resgatar esses dados em qualquer lugar com acesso a internet. Funciona através de uma página com controle de usuário e senha em que o usuário pode fazer downloads ou uploads de dados como se fosse um diretório (ou um disco) virtual com uma quantidade limitada de espaço. Na Conexão VIP, esta facilidade é chamada de Web Disk.

Planos especiais Nossa empresa Suporte especializado

 Newsletter

Cadastre seu e-mail e receba promoções e novidades.


Provedor Legalizado

2017Conexão Vip - Internet Banda Larga Fibra Optica e Link Dedicado em Teófilo Otoni